O Caminho de Cora Coralina, com seus mais de 300 quilômetros de extensão, é uma importante rota turística no Estado de Goiás, para ciclistas e caminhantes que valorizam o contato com a natureza. Para garantir que esse trajeto seja reconhecido como patrimônio cultural e imaterial goiano, o deputado estadual Amilton Filho (SD) apresentou projeto na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. "O Caminho de Cora liga oito cidades turísticas goianas, com percurso que remonta à história de bandeirantes que cruzaram a região", explica o parlamentar, que coordena a Frente da Retomada na Casa e é vice-presidente da Comissão de Turismo.
Esse importante percurso cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí. Em 2017 foi retomada a implementação do Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo, que ofereceu apoio em sua estruturação através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e outras Unidades de Conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.
Ao mesmo tempo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, projetava os caminhos de longo curso pelo Brasil afora, contemplando o Caminho de Cora como a parte mais ocidental do Caminho dos Goyazes que ligará a Chapada dos Veadeiros a Cidade de Goiás num roteiro de mais de 1000 km. "Sempre serei um incentivador do turismo em nosso Estado. Acredito no potencial da região para o Estado de Goiás sob vários aspectos. Entendo que o Caminho de Cora pode ser um importante potencializador da economia de nosso Estado e por isso defenderei que o projeto seja colocado em votação o mais rápido possível", declara ainda o deputado estadual Amilton Filho.
Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui